Em 2005 reuniu-se no Município de Maranguape um pequeno grupo de atletas entusiastas do ciclismo e praticantes do mountain bike, José Lito, Nenê, Nilton Moura, Ailton Moura, Elziane, Gilberto “Irmão”, Tiago Emílio, Júnior “Cabeção”, Carlos Lopes e outros.
O motivo da reunião era formar uma associação e o primeiro trabalho desse grupo seria de organizar um evento. O primeiro foi fácil, com o apoio do Cartório Paula Costa de Maranguape e Heldemar de Paula Garcia (seu primeiro vice-presidente) a associação foi fundada com o atleta recém nascido para o mountain bike Carlos Lopes como seu Presidente.
Nova reunião, agora para definir qual seria o nome da competição e muitos nomes foram postos em votação e entre eles o nome MARANBIKER – sugestão de Júnior – foi eleito em votação ocorrida naquela associação para ser o nome de nosso evento.
Logo em 2005 realizou-se o primeiro MARANBIKER organizado pela associação maranguapense e encabeçado por Carlos Lopes e Júnior que apesar de freqüentar as reuniões nunca se filiou ou ligou-se de fato ao grupo.
Nos anos seguintes de 2006 e 2007 a competição não veio a se realizar, contudo com o pedido de Júnior “Cabeção” solicitado perante visita a Maranguape e concedido pelo grupo para que no ano de 2008 a competição fosse organizada pelo atleta de Fortaleza, assim se realizou o MARANBIKER 2008.
No ano de 2009 ouve reestruturação da associação maranguapense e dentre as mudanças ocorridas naquele ano podemos citar: Mudança de toda a diretoria exceto do Presidente que continuou o mesmo, mudança do nome da associação que passara a se denominar MARANBIKER – Maranguape Biker Clube, e por fim e mais importante para o grupo, a realização do MARANBIKER 2009. Naquele ano Júnior foi convidado a colaborar na organização do evento e diante de seus outros projetos (dentre eles o de não estar presente no Ceará em 2009, pois prestaria concurso em outro estado e assim poderia mudar de residência) negou sua participação no evento que no final foi organizado pelo Presidente do MARANBIKER e seu novo Vice-presidente, Tomé Gomes.
Em 2009 o evento foi um grande sucesso de participação com 154 atletas e a satisfação geral de quem foi atleta, organizador ou simplesmente viu o evento acontecer.
Com o sucesso de 2009 o evento ganhou proporção e muita responsabilidade, e para 2010 o evento da associação de ciclistas de Maranguape que será organizado por um grupo de 3 empresas pretende arrecadar ½ tonelada de alimentos que serão doados a uma Instituição que cuida de meninos de rua, integrar e difundir o esporte com a comunidade através de suas ações promocionais e garantir uma verba que será disponibilizada aos atletas maranguapenses para enfrentar seus desafios esportivos em 2011.
Em 2010 o MARANBIKER garantiu o financiamento de grande parte do Campeonato Cearense de MTB XCO, levou seus atletas com dispensas pagas para muitas competições, conquistou o título através de uma Lei municipal aprovada por unanimidade na Câmara de vereadores de Maranguape de “Entidade de Utilidade Pública”, e já circula na Câmara Estadual um mesmo processo que a tornará “Entidade de Utilidade Pública Estadual”.
E assim vamos caminhando para contribuir com o esporte e os atletas, mesmo que muitas vezes sejamos incompreendidos, e que sem medo de enfrentar os desafios, divulgamos todas as nossas realizações e nossos passos para assim sermos seguidos por outros que podem dar suas contribuições, contudo precisam saber o caminho.
Direção do MARANBIKER
Nenhum comentário:
Postar um comentário